sexta-feira, 1 de junho de 2012

A vida passa em cores; não se pode viver em preto-e-branco.

Que dia lindo. Normalmente, isso seria mais uma ironia minha. Chuva, frio, umidade, um gélido vapor que queima, contraditoriamente, a pele. Os pés se encolhem, as mãos purpúreas. Mesmo assim, resolvi mudar de atitude, e prestar atenção nesses tons de cinza, nesse ar frio, nessa chuva intimidante, penetrante da típica Curitiba no inverno. Não vai me adiantar muito ficar reclamando, já que a estação fria vai até Dezembro por estas paragens - quem mora aqui sabe. Respondendo o post da Kalli , uma frase me chega: "a vida passa em cores, não se pode viver em preto-e-branco".
Preto, branco, cinza, se é pra ser assim, que venha. ( Ah, é guerra, São Pedro? Chooove... )
O dia está perfeito para uma fotografia em p&b. Essa aí é de Man Ray, amigão de Salvador Dali e Marcel Duchamp, nos idos do início do século passado... mais lembrado por muitos quando foi personificado no filme Meia-Noite em Paris de Woody Allen. Surrealista, provocador, em preto-e-branco.
As fotografias de Man Ray : As Lágrimas - Um Objeto Feito para Ser Destruído - Os Amantes, produção entre 1919 e 1923. A partir de As Lágrimas evocam-se várias influências, não? Em fotos de artistas plásticos, maquiadores, até mesmo drag queens, com os cílios postiços de bolinhas. Quem é gênio é citado, mesmo sem se saber... 



Enfim, é inverno, em Curitiba. Nossos dias JÁ estão em P&B. Agora só falta o surrealismo, a beleza do inusitado. Que tal buscá-los no dia-a-dia?

 Pra saber mais ( e fonte das fotos):http://www.arthistoryarchive.com/arthistory/surrealism/Man-Ray.html

Trilha sonora chuvosa:
As óbvias It's Raining Men ( Weather Girls) e Chove Chuva ( Jorge Benjor) são bem-vindas. E as não óbvias Rain  (The Cult) e Thoughts of Rain ( Nick Drake) e Rain de Patty Griffin - com um vídeo lindo. Essa última me trouxe você, Kalli.


11 comentários:

  1. Lindo! Olha o contraste: as fotos em preto e branco, o vídeo colorido e todo em animação! Mas é nesse contraste que passa a minha, a tua, a vida de todos... mas ainda assim, gostaria que a minha (vida) fosse sempre mais cheia de cores... Mas quando o preto e branco é bucólico, é bom porque vem acompanhado de muita meditação... calmaria... é a sensação que acompanha o frio, a chuva e o vento. Vai uma panelinha de brigadeiro aí?? Hummm...

    Kalli Horn <3

    ResponderExcluir
  2. A letra da música... pois!!! Estamos conectadas, percebe? Conectadas pela poesia de uma canção, pelas estações trocadas, pelo sangue de uma família... a música foi que me levou até você!! Beijos...

    Kalli Horn

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. sim, mas ate mesmo o P&B tem poetica, dear Cley!

    ResponderExcluir
  5. Amei seu texto! Dias chuvosos me inspiram ! A escrever... o cinza , o úmido, o cheiro da chuva... é maravilhoso! Adorei seu blog e decidi ficar por aqui , ou melhor, seguir! Ter você lá tbm, seria uma honra. www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma graça o seu blog!!!

      Já sou fã! ;)

      Excluir
    2. Também adorei, Sabrinna!
      Guedelhas são fãs de escritos inspiradores e interessantes...
      Adrianne - a outra Guedelha :)

      Excluir
  6. Também tô aprendendo a ver a beleza num dia cinza, porque eu sei que o próximo dia será de céu azul e grama verdinha! Olha que dia lindo que fez hoje!!!! Ainda não choveu, e se chover, nós lavaremos nossa alma na chuva abençoada, que vai levar todas as lágrimas embora!

    ResponderExcluir
  7. A vida é para ser vivida em cores.......mesmo num dia cinzento, tão comum em Curitiba e que eu tanto amo. Mas as cores estão todas dentro de mim =)

    ResponderExcluir
  8. Adoro fotos em preto e branco, mas não gosto quando a vida está nesses tons. As cores estão na alma, mas às vezes precisamos sair em busca de novos pigmentos. Ótimas músicas, um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, né, Bia ! É difícil conviver com cinzas e frio todos os dias, dia após dia, em um longo inverno... Os rostos se fecham, as casas se fecham... Mas vc tem razão, as cores estão na alma. Adorei essa frase! :)
      Bjos e um bom dia gelado, ao menos, em Curitiba!

      Excluir