segunda-feira, 19 de novembro de 2012

The Fantastic Front Window: Louis Vuitton!

O mais engraçado é: Loius Vuitton? A clássica?? Pode ser que a marca esteja atenta à tendência da nova gama de senhoras que estejam para surgir. Afinal, quantas mulheres poderosas e excêntricas estão adicionando idade às suas vidas? A alegoria também faz parte da forma de expressão forte ou suave da identidade de cada um.
 
 
 
 
Foi com o comentário acima que tive vontade de escrever mais uma vez aqui hoje. O comentário é meu a respeito de umas fotos tiradas pela Adrianne Linhares semana retrasada em Paris, as quais ela postou no próprio facebook. O que é que as fotos têm de mais? Além de muito bem fotografadas, a Adri estava atenta. A quê? À irreverência e originalidade de uma das marcas mais famosas e conhecidas pelas nossas clássicas e convencionais senhoras - a Louis Vuitton.
 
Fiquei muito intrigada quando vi as fotos. E pensei que talvez a Louis Vuitton pudesse estar mudando o seu foco, o seu público-alvo. O que também não faz sentido. Sempre vão existir senhoras ricas e poderosas com suas filhas cocotas interessadas em adquirir as famosas bolsas sem-graça que a marca comercializa há anos. Ela então estaria interessada em conquistar um novo público? Também não.
 
Acho mesmo é que a Louis Vuitton está atenta. Ela está envelhecendo para ganhar (ou não perder) as novas senhoras deste século. Sim, pois as clássicas e velhas senhoras sem-graça estão morrendo e dando lugar às antigas meninas que hoje se tornam poderosas e irreverentes senhoras.
 
As novas senhoras ainda guardam na bagagem toda a excentricidade de uma época de mudanças e anseios vividos nas décadas passadas. Elas fazem questão de personificarem suas vidas e suas histórias através dos seus objetos: seus quadros, suas mobílias, seus bibelôs, suas roupas e suas bolsas. E sim, elas pintam os seus cabelos de LARANJA. Vide Rita Lee e Vivienne Westwood.
 
 
Vivienne Westwood
 
Ambas são velhas maduras, poderosas (mesmo que seja no twitter) e alegóricas - o que faz delas parte dos 20% da população mundial - aquela que realmente vai influenciar o mundo espalhando, sem medo, o que será o amanhã.
 
O padrão de beleza? BELEZA? A forma física já era e cirurgia plástica nenhuma conseguiu ser o elixir da vida eterna para ninguém, muito pelo contrário. O segredo da juventude é assegurá-la num canto da sua mente, num universo paralelo: pode ser Oz, Era uma vez ou o País das Maravilhas - nós apreciamos mais esse lado da beleza do que o perigo de entrar numa faca e ficar com a cara do Coringa ou, ainda pior, acabar morrendo antes da hora numa mesa de cirurgia.
 
 
 
 
E essa, a Louis Vuitton também conseguiu captar. A vitrine está espetacular! A modelo está ótima, como lembrou a Adri: faz alusão à Edna Mode da animação Os Incríveis. Tudo está em perfeita harmonia...
 
Adri, você não tem a impressão de que, se Tim Burton passasse por ali, ele colocaria Johnny Depp para incrementar?
 
 
Kalli Horn
Estudante do curso de Administração de Empresas - PUCPR
Mestranda em Marketing Turístico - Programa de Mobilidade - Ualg
Técnica em Design Gráfico - CDI
Especializada em Moda, Corte, Costura e Modelagem - Associação Franciscana
Imagens: Adrianne Linhares
 
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"The funniest thing is: Louis Vuitton? The classical one? It could be that the brand is now more attentive to the new kind of ladies that are coming. By the way, how many powerfull and excentric women are adding ages to their lives? The allegory makes part of the strong or soft expression of each kind of person."
 
It was because of the commentary above that I had the idea to write here in this blog today. That commentary is mine about some pictures that were taken in last week by Adrianne Linhares when she was travelling to Paris. What is the importance about those pictures? Well, those are very nice pictures, that's true but Adri was aware. Aware to what? She was aware to ireverence and originality of the one of the most classic famous brands in the world: Louis Vuitton.
 
I was very intrigued when I saw those pictures. And then I thought that maybe Louis Vuitton could be trying a new public, changing the brand. But this not makes sense. There will always be a lot of rich old ladies with their rich daughters with a huge interest in buy those dull bags that the brand sells.
 
I think that Louis Vuitton is aware too. The new ladies of this century are getting old and the brand is getting old with them. What I want to say is that colorless old ladies are dying and giving their places to a new kind of women that today are becoming powerful and irreverent as the time goes by.
 
These new kind of ladies are still keeping in their bags all the changes and excentricity of past ages that they used to live. They do want to personalize their lives and histories through their objects: pictures, furnitures, clothes and bags. And yes, they do color their hair of ORANGE. Just like Rita Lee and Vivienne Westwood.
 
Both are old mature, powerful (even if only in twitter) and allegoric. What makes them part of the 20% of the world population - that part that is really going to influence the world showing, without any fear, what will be tomorrow.
 
The standard of beauty? BEAUTY? The fisical form is gone and any plastic surgery is not the elixir of eternal life to anyone! The secret of youth is keep it the beauty in some place in your mind, in a parallel universe: this could be Oz, Once upon a time or Wonderland - we like much more this side of youth and beauty than get a Coringa's face or dying before the time on a table.
 
And that is the point. Louis Vuitton got this point too. Look at the store window! It is expectacular! It is great! And besides, it is showing everything I wrote here. And how Adri told: the model reminds Edna Mode of The Incredibles. Perfect harmony...
 
Adri, don't you have the impression that Tim Burton would just put Johnny Depp there to increment the sight?
 
 
 
Kalli Horn
Estudante do curso de Administração de Empresas - PUCPR
Mestranda em Marketing Turístico - Programa de Mobilidade - Ualg
Técnica em Design Gráfico - CDI
Especializada em Moda, Corte, Costura e Modelagem - Associação Franciscana
Imagens: Adrianne Linhares

5 comentários:

  1. Kalli, excelente leitura, guedelha! Eu realmente me pergunto, agora em resposta à sua pergunta, se a Louis Vuitton nao teve mesmo Mr. Tim Burton como referencia (Wonderland)para criar uma personagem forte e glamurosa, como uma especie de Rainha de Copas pós-moderna que orgulhosamente transita no universo de sua imaginação, o qual ela ousa espelhar, em meio a flores e cores alucinantes. Assino embaixo. Ousar, em qqer idade. Até a LV ousou quebrar com o paradigma da mulher chic "normal" ( porque de perto ninguém é normal, como diriam o Caetano e o psicologo Gaiarsa). Ousar pra viver. Só assim pode-se viver. Respiro e até me dói. Lembro que PRECISO ousar pra viver, pra não morrer!

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    1. Uau! Sim. Eu concordo ousadia é vida (inteligente pelo menos).
      Será? Será que Tim Burton foi consultado? O ovo veio antes da galinha? Hahaha... pode ser darling! Ultimamente ele está tão "in" que podemos imaginá-lo até mesmo dando uma consultoria de moda!!
      E quebrar paradigmas é a grande tendência: ser quem você é exige essa quebra. Permita-se! Amei as suas fotos, equipA!
      Beijos de pastéis de nata pra você!

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  3. Eu achei FUNtastic essa vitrine.......divertida, irreverente e com um toque meio Tim Burton de fato!
    É algo que dificilmente imaginaríamos a Louis Vuitton fazendo....e ainda bem que fez!
    Sempre é bom se reinventar!

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    1. Oi Lou!! Pois é mesmo, vindo da Louis Vuitton é que acaba sendo mais engraçado e irreverente ainda! Beijos!

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